Mário Gouveia, Estagiário de Recursos Humanos
A gestão de pessoas é um tema que surge em contexto organizacional por volta dos anos 50, no entanto, este é um tema em constante evolução e que se mantém bastante atual. Com o avançar dos tempos e da tecnologia, que traz uma maior complexidade para as organizações e os respetivos departamentos, as pessoas passam a ser vistas como um recurso tão ou mais valioso como todos os outros que constituem a organização.
As tarefas do Gestor de Recursos Humanos vão muito para além da contratação de novos colaboradores e do treino destes para as áreas onde irão desempenhar as suas funções.
Este setor é responsável por todas as práticas e políticas que envolvem os comportamentos dentro da organização, é um setor que está ligado, diretamente ou indiretamente, a todos os departamentos da organização, pois trabalha como mediador dos interesses dos funcionários mas também da organização. Nesta fase temos um dos papéis mais importantes que o Gestor de Recursos Humanos deve cumprir dentro de uma organização: a Comunicação, pois é ele que permite a comunicação entre organização-colaborador e vice-versa.
Com um forte setor de Recursos Humanos passa a ser possível também fazer uma melhor avaliação do desempenho dos colaboradores percebendo assim onde está um gap que pode ser rapidamente corrigido com formação nessa área. Através destes processos também podemos dizer que o Gestor de Recursos Humanos contribui para a criação de um Plano de Carreira de cada colaborador.
Com um forte setor de Recursos Humanos o acompanhamento ao colaborador será sempre mais próximo, o que permite corrigir erros mais rapidamente, bem como incentivar os colaboradores no caminho do alcance de um objetivo comum.
20/04/2021